O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira, 26, que o Governo vai reduzir novamente as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para jogos e consoles de videogames no País.

Segundo Bolsonaro, as novas regras serão publicadas no Diário Oficial da União de terça-feira, 26. Entre as novas alíquotas está a redução de 40% para 30% em consoles e máquinas de jogos; de 32% para 22% no caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela; de 16% para 6% no caso de máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.

- Redução de IPI para vídeogames: (a) de 40% para 30%:consoles e máquinas de jogos; (b) de 32% para 22%: de partes e...

Quero conteúdo exclusivo!
Assine OP+, nossa plataforma de multistreaming, e tenha acesso aos nossos colunistas, grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.

 
 

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Monday, October 26, 2020

Em agosto, essas alíquotas já haviam sido reduzidas. Na ocasião, essas taxas variavam de 20% a 50%. O presidente tem reiterado o interesse em reduzir a carga tributária sobre esses produtos, já que o Brasil é um grande mercado para o setor.

Apesar da primeira redução, o preço dos games no Brasil vive alta considerável em virtude da desvalorização do real. Como os valores são originalmente calculados em dólar, a queda no valor da moeda e a oscilação do mercado local acabam acarretando em preços consideravelmente mais altos.